O que são crenças limitantes e como identificá-las?

 

O que a psicologia fala sobre crenças limitantes?

Algumas vezes sentimos que nossa vida não está como gostaríamos, porém, nem sempre conseguimos identificar o que está influenciando isso. Você já ouviu falar sobre as crenças limitantes?

As crenças limitantes são padrões de comportamento adquiridos através de marcas negativas construídas em nossas relações com as outras pessoas.

e um dia você ouviu dizer que não era capaz de algo, de acordo como foi internalizado em sua mente você pode acreditar que não é capaz de fazer várias outras coisas em sua vida, sem ao menos tentar.

As crenças também podem aparecer como traumas em uma tentativa de fazer algo que acaba dando errado, acompanhada de uma repreensão, por exemplo, que lhe impede de tentar de novo.

Nosso cérebro é como um computador, onde armazena toda a nossa programação, e esta programação é dividida entre o consciente e o subconsciente. E os aplicativos instalados na nossa mente, nós podemos chamar de CRENÇAS! E estas crenças podem ser fortalecedoras ou limitantes.

A física quântica já comprovou que a nossa realidade é criada pelos nossos pensamentos. E os nossos pensamentos são formados pela parte consciente e subconsciente, onde apenas 5 a 12% é de forma consciente e de 88 a 95% é a constituição do subconsciente.

Nosso consciente é a parte racional, ele tem a capacidade de analisar fatos e concluir se esses fatos farão bem ou mal para sua vida, tem noção de tempo e capacidade de pensar.

A realidade é que seu consciente tem a função de proteger você, afinal o consciente é a parte racional da história. Todos os pensamentos que você tem durante o seu dia a dia são analisados pelo seu consciente.

O nosso subconsciente é totalmente o contrário de nosso consciente ele não tem noção de tempo, não é racional e tampouco tem a capacidade de saber o que é certo ou errado.

Tudo, exatamente tudo que é posto em nosso subconsciente é aceito por ele como verdade.


A origem de tudo

 Portanto, a educação recebida, as experiências vivenciadas e as situações a qual somos expostos podem favorecer a formação de crenças limitantes. E isso pode impedir o indivíduo de vivenciar o mundo de uma forma plena, enfrentar novos desafios, desenvolver novas habilidades, expandir seu potencial de crescimento. "Arrastamos muitas dessas crenças durante a vida, pois são profundas e arraigadas ao psiquismo e que se manifestam por meio de pensamentos, sentimentos e atitudes. Essas crenças limitantes podem criar obstáculos para o crescimento pessoal.

É preciso identificar

 As crenças limitantes podem gerar pensamentos rápidos, automáticos e distorcidos que ajudam a manter um ciclo vicioso. "São lentes pelas quais fazemos a leitura de nós mesmos, dos outros e do mundo, mas que podem ter um grau severo de distorção de imagem que confunde nossas percepções levando-nos a interpretações muitos distantes da realidade, sentimentos negativos, reações, atitudes inadequadas". Nelas, podem estar a base do insucesso, por exemplo, a crença da incompetência que leva a pensamentos como: "não sou capaz", "não sou tão inteligente", "sou lento", "não sirvo para nada". E isso pode ser ainda alimentada por pensamentos como: "falhar é terrível ou vergonhoso", ou seja, sempre que o desafio for percebido é melhor desistir.

As crenças limitantes mais corriqueiras: 

'Não tenho tempo/dinheiro' 

'Já é tarde para começar/recomeçar' 

'Não vou passar, conseguir, aguentar' 

'Os outros são melhores que eu' 

'Os outros tem privilégios/sorte que não tenho' 

'Está bom do jeito que está, não preciso de mais'

 'Nasci pobre e vou morrer pobre'

 'Eu não mereço'... - 

Se este conteúdo te inspirou e te ajudou de alguma forma, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais! 

- Prosperidade de Valor

Comentários

Postagens mais visitadas